FANDOM


Naves podem sofrer dano de diferentes formas, como serem atingidas em combate ou por um efeito ou habilidade de carta. Cartas de Dano controlam quanto dano cada nave sofreu e são usadas para determinar se a nave foi destruída.

Sofrendo Dano

Quando uma nave sofre dano ou dano crítico, ela os sofre um por vez seguindo estes passos. A nave deve sofrer todos os danos normais antes de sofrer qualquer dano crítico.

  • Reduzir Escudos: Se houver quaisquer fichas de escudo restando na carta da nave, remova uma ficha e pule o Passo 2. Se não houver nenhuma ficha de escudo, siga para o Passo 2 abaixo.
  • Danificar Casco: Inflija uma carta de Dano à nave de acordo com o tipo de dano sofrido. Se a nave sofreu dano (devido a um resultado , por exemplo), coloque a carta de Dano virada para baixo ao lado da carta da nave. Se a nave sofreu dano crítico (devido a um resultado , por exemplo), coloque a carta de Dano virada para cima ao lado da carta da nave (veja “Dano Crítico” abaixo).
  • Nota: Se o baralho de Dano acabar, embaralhe a pilha de descarte para criar um novo baralho.

Dano Crítico

Quando uma nave sofre dano, os jogadores colocam a carta de Dano virada para baixo e ignoram o texto da carta. No entanto, quando uma nave sofre dano crítico, os jogadores colocam a carta de Dano virada para cima.

O texto em uma carta de Dano virada para cima é resolvido conforme instruído na carta. Listada acima desta habilidade está uma característica (Nave ou Piloto). A característica não tem efeito, mas ela pode ser mencionada por outras cartas ou habilidades.

Quando uma nave recebe uma carta de dano virada para cima, coloque uma ficha de acerto crítico ao lado da nave. Esta ficha lembra o jogador que a nave está afetada por um efeito contínuo. Se uma nave, de alguma forma, consegue remover o efeito contínuo (virando aquela carta para baixo, descartando aquela carta, etc.), devolva a ficha de acerto crítico à reserva.

Destruindo Naves

Quando o número de cartas de Dano recebidas por uma nave for igual ou maior que seu valor de casco, a nave é imediatamente destruída (tanto cartas viradas para cima quanto para baixo contam para esse total). Remova imediatamente a nave destruída da área de jogo, descarte todas as suas cartas de Dano em uma pilha de descarte virada para cima ao lado do baralho de Dano e devolva todas as suas fichas a suas respectivas reservas.

  • Exceção: Veja “Regra de Ataque Simultâneo”.
  • Nota: Como as naves são destruídas imediatamente após receber cartas de Dano, naves com valores baixos de perícia do piloto podem ser destruídas antes de ter a oportunidade de atacar.

Regra de Ataque Simultâneo

Apesar de as naves realizarem seus ataques uma por vez, naves com um valor de perícia do piloto igual ao valor de perícia do piloto da nave ativa têm a oportunidade de atacar antes de serem destruídas. Se uma nave dessas deveria ser destruída, ela simplesmente retém suas cartas de Dano sem ser removida da área de jogo. Ela pode realizar um ataque normalmente durante a fase de Combate, mas qualquer carta de Dano virada para cima que acabou de receber pode afetar esse ataque.

Depois que essa nave tiver tido a oportunidade de atacar nesta rodada, ela é imediatamente destruída e removida da área de jogo.

  • Exemplo: O Piloto do Esquadrão Negro (perícia do piloto “4”) ataca o Piloto do Esquadrão Vermelho (perícia do piloto “4”). Neste ataque, o Piloto do Esquadrão Vermelho sofre dano igual a seu valor de casco. O Piloto do Esquadrão Vermelho será destruído, mas como ele possui o mesmo valor de perícia do piloto que a nave ativa, ele tem a oportunidade de resolver seus passos de combate primeiro. Depois que o Piloto do Esquadrão Vermelho resolve seus passos de combate, ele é destruído e removido da área de jogo.

Dano de Íon

Algumas habilidades de carta, como a carta de Melhoria Torre de Canhão Iônico, podem fazer com que uma nave receba uma ficha de íon. Uma nave com uma ficha de íon designada a ela segue regras especiais durante estas fases:

  • Fase de Planejamento: O dono não designa um disco de manobra para essa nave.
  • Fase de Ativação: O dono move a nave como se a ela tivesse sido designada uma manobra [reta 1] branca. Após executar essa manobra, remova todas as fichas de íon dessa nave. Ela pode realizar ações normalmente.
  • Fase de Combate: Essa nave pode atacar normalmente.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória