Arco de Tiro Primário

O arco de tiro primário de uma nave é formado pela projeção da linha impressa na frente da ficha de nave. Um arco de tiro se projeta pela área de jogo. Uma nave inimiga está dentro do arco de tiro da nave ativa se qualquer parte da base da nave inimiga estiver dentro do ângulo definido pela forma de cunha.

  • O arco de tiro primário de uma nave é usado para todos os ataques, incluindo ataques de armas secundárias, a menos que especificado o contrário.
  • O arco de tiro auxiliar de uma nave não pode ser utilizado para ataques de armas secundárias.
  • Efeitos que se referem a um "arco de tiro" (sem especificar um tipo) incluem arcos primários, auxiliares, móveis e etc, mas não incluem o alcance em 360º das torres. Veja exemplos como Perseguir e Tático.

Arco de Tiro Auxiliar

FiringArc-Firespray-31.png

Algumas naves possuem um arco de tiro auxiliar identificado por linhas pontilhadas impressas em sua ficha de nave. Essas naves também possuem um ícone de arma primária único impresso em suas cartas de Nave. Ao atacar com sua arma primária, uma nave com este ícone pode atacar uma nave inimiga que esteja em Alcance 1-3 e dentro de seu arco de tiro normal ou auxiliar.

  • Ao atacar com uma arma secundária, a nave ainda deve atacar uma nave inimiga dentro de seu arco de tiro normal (a não ser que a carta de Melhoria especifique outra coisa).

Arco de Tiro Móvel

Naves como a Shadow Caster possuem um arco de tiro móvel, que ocupa qualquer um dos quatro quadrantes indicados pelas linhas sólidas impressas da ficha de nave. O quadrante que o arco de tiro móvel atualmente ocupa é indicado pela direção do ponteiro. Quando uma nave com um arco de tio móvel é colocada na área de jogo durante a preparação, selecione um dos quadrantes e mova o ponteiro do arco de tiro móvel para aquele quadrante. O arco de tiro móvel ocupa o quadrante selecionado por completo.

  • Ao atacar com sua arma primária, uma nave com um arco de tiro móvel pode atacar uma nave inimiga que esteja em Alcance 1-3 e dentro de seu arco de tiro normal ou móvel.
  • Ao atacar com uma arma secundária, a nave ainda deve atacar uma nave inimiga dentro de seu arco de tiro normal (a não ser que a carta de Melhoria especifique outra coisa).

Arma Primária em Torre

FiringArc-Turret.png

Algumas naves usam uma torre como sua arma primária. Estas cartas de Nave possuem um ícone de arma primária em torre, e cada ficha de nave exibe uma seta vermelha circular como lembrete. Ao atacar com uma arma primária em torre, uma nave pode atacar uma nave inimiga dentro ou fora de seu arco de tiro.

  • Uma nave com uma arma primária em torre ainda possui um arco de tiro impresso que não é de 360º.
  • Ao atacar com uma arma secundária, a nave ainda deve atacar uma nave dentro de seu arco de tiro (a não ser que a carta de Melhoria especifique outra coisa).

Dentro do Arco de Tiro em Alcance X

Algumas habilidades de cartas usam a expressão "dentro do arco de tiro em Alcance X" ou "dentro do arco de tiro além de Alcance X". Estas frases definem uma situação onde a distância entre o ponto mais próximo de uma nave até o ponto mais próximo de outra nave, ao ser medida dentro do arco de tiro, está dentro de uma faixa específica de alcance. Veja o diagrama abaixo.

FiringArc-Exemplo.png

Exemplo: Uma K-Wing equipada com a carta de Melhoria Tático está atacando com sua arma primária em torre e pode escolher entre três possíveis alvos. Se ela atacar a TIE Fighter, a habilidade de Tático seria ativada, pois a TIE Fighter está dentro do arco em Alcance 2. Se ela atacar a Firespray-31, ela rolaria 1 dado de ataque extra, pois o ponto mais próximo do ponto mais próximo entre a K-Wing e a Firespray-31 é Alcance 1, e também ativaria a habilidade de Tático, pois a Firespray-31 está dentro do arco em Alcance 2. Se a K-Wing atacar o Protótipo de TIE Adv. (equipado com Autopropulsores), o ponto mais próximo do ponto mais próximo entre elas é Alcance 2, mas o Protótipo de TIE Adv. está dentro do arco em Alcance 3, logo, ela não rola dados adicionais de defesa e a habilidade de Tático não será ativada, mas a habilidade dos Autopropulsores sim.

Também no FANDOM