FANDOM


Durante a fase de Ativação, cada nave pode realizar uma ação imediatamente após mover-se. Uma nave pode realizar qualquer ação listada na barra de ações de sua carta de Nave. Além disso, algumas habilidades de piloto, cartas de Melhoria, cartas de Dano ou missões podem permitir que naves realizem outras ações. Cada uma das ações possíveis está descrita em detalhe ao longo das próximas páginas.

Se uma habilidade permite que uma nave realize uma “ação gratuita”, esta ação não conta como a uma ação permitida durante o passo “Realizar Ação”.

Aquisição de Mira

Naves com o ícone aquisição de mira em sua barra de ações podem realizar a ação aquisição de mira para colocar um par de fichas de mira (veja abaixo). O jogador pode escolher gastar as fichas de mira mais tarde durante a fase de Combate para aumentar suas chances de acertar a nave atacada. Para adquirir uma mira, siga estes passos:

  • Determine se a nave inimiga está dentro do alcance, pegando a régua de alcance e medindo a distância a partir de qualquer ponto da base da nave ativa até qualquer ponto da base da nave inimiga.
  • Se a nave inimiga estiver em Alcance 1, 2 ou 3, a nave ativa pode adquirir uma mira naquela nave.
  • Coloque uma ficha de mira vermelha ao lado da nave inimiga para indicar que ela está na mira.
  • Coloque a ficha de mira azul com a mesma letra da ficha vermelha ao lado da nave ativa para indicar que ela está mirando.

Ao medir o alcance para uma mira, o jogador pode medir a 360° da nave ativa. O jogador ativo pode medir para ver se uma nave inimiga está ao alcance antes de se comprometer com esta ação.

Cada nave capaz de realizar esta ação pode manter apenas uma mira (ou seja, cada nave só pode ter uma ficha de mira azul designada a ela). No entanto, diversas naves podem mirar a mesma nave, então é possível que uma nave tenha diversas fichas de mira vermelhas designadas a ela.

Fichas de mira só são removidas se a nave que está mirando ou adquire uma mira em uma nave diferente ou gasta a mira durante a fase de Combate. Assim, fichas de mira não são removidas durante a fase Final. Entretanto, certas habilidades também podem permitir que uma nave na mira remova uma mira.

  • Gastando Fichas de Mira: Se o atacante tiver uma mira no defensor, ele pode devolver seu par de fichas de mira designadas para a reserva de fichas de ação para escolher qualquer número de dados de ataque e rerrolá-los uma vez. O atacante pode gastar fichas de mira apenas quando estiver atacando a nave na qual sua ficha está mirando (ou seja, a ficha de mira vermelha ao lado da nave atacada deve ter a letra correspondente à ficha de mira azul ao lado do atacante).

Algumas armas secundárias, como torpedos de próton, só podem ser usadas se a nave gastar uma mira na nave atacada.

Desvio

Naves com o ícone desvio em sua barra de ações podem realizar a ação de desvio. Para realizar esta ação, coloque uma ficha de desvio ao lado da nave.

O jogador pode escolher gastar a ficha de desvio mais tarde durante a fase de Combate para cancelar um dano rolado pelo atacante. Fichas de desvio não gastas são removidas de todas as naves durante a fase Final.

  • Gastando uma Ficha de Desvio: Se o defensor tiver uma ficha de desvio, ele pode devolvê-la para a reserva de fichas de ação para somar um resultado desvio adicional à sua rolagem de defesa.

Foco

Naves com o ícone foco em sua barra de ações podem realizar a ação de foco. Para realizar esta ação, coloque uma ficha de foco ao lado da nave.

O jogador pode escolher gastar a ficha de foco mais tarde durante a fase de Combate para aumentar suas chances de acertar ao atacar ou diminuir suas chances de ser atingido ao defender. Fichas de foco não gastas são removidas de todas as naves durante a fase Final.

  • Gastando Fichas de Foco: Se o atacante tiver uma ficha de foco, ele pode devolvê-la para a reserva de fichas de ação para mudar todos os seus resultados foco nos dados de ataque para resultados acerto. Alternativamente, se o defensor tiver uma ficha de foco, ele pode devolvê-la para a reserva de fichas de ação durante este passo para mudar todos os resultados foco nos dados de defesa para resultados desvio.

Impulso

Naves com o ícone impulso em sua barra de ações podem realizar uma ação de impulso, que lhes permite mover-se ligeiramente para frente. Para impulsionar, siga os seguintes passos:

  • Escolha o gabarito de manobra [reta 1], [curva à esquerda 1] ou [curva à direita 1].
  • Encaixe o gabarito de manobra entre as guias frontais da nave.
  • Mova a nave para a outra ponta do gabarito e encaixe as guias traseiras da nave no gabarito.

Realizar um impulso não conta como executar uma manobra. Uma nave não pode impulsionar se isso fizer com que sua base se sobreponha à base de outra nave ou a uma fica de obstáculo, ou que o gabarito de manobra sobreponha-se a uma ficha de obstáculo.

Pirueta

Naves com o ícone pirueta em sua barra de ações podem realizar uma ação de pirueta, que lhes permite mover-se lateralmente e ajustar sua posição mantendo a mesma orientação. Para executar uma pirueta, siga estes passos:

  • Pegue o gabarito de manobra [reta 1].
  • Coloque uma ponta do gabarito contra o lado esquerdo ou direito da base da nave. (O gabarito pode ser colocado em qualquer ponto ao longo da lateral da base da nave contanto que nenhuma parte do gabarito vá além da borda frontal ou traseira da base.)
  • Segurando o gabarito no lugar com firmeza, levante a nave da superfície de jogo. Coloque a nave na ponta oposta do gabarito, certificando-se de que nenhuma parte do gabarito vá além da borda frontal ou traseira da nave. A frente da nave deve estar voltada para a mesma direção que estava quando começou a pirueta.

Uma nave não pode realizar uma pirueta se isso fizer com que sua base sobreponha-se a outra nave ou ficha de obstáculo, ou que o gabarito de manobra sobreponha-se a uma ficha de obstáculo. O jogador pode medir para ver se sua nave pode realizar a pirueta antes de se comprometer com esta ação.

Camuflagem

Naves com o ícone camuflagem em sua barra de ações podem realizar uma ação de camuflagem. Para realizar esta ação, coloque uma ficha de camuflagem ao lado da nave.

O valor de agilidade de uma nave coma ficha de camuflagem é aumentado em 2. Enquanto uma nave possuir uma ficha de camuflagem, ela não pode efetuar ataques. Uma nave não pode efetuar uma ação de camuflagem enquanto já possuir uma ficha de camuflagem. Fichas de camuflagem não são removidas durante a fase Final.

  • Gastando Fichas de Camuflagem: No início da fase de Ativação, após os jogadores resolverem todas as outras habilidades que são desencadeadas no início da fase de Ativação, cada nave pode gastar uma ficha de camuflagem para descamuflar, começando com o piloto de perícia mais baixo (usando a iniciativa de resolver empates). Quando uma gasta a ficha de camuflagem, ela deve escolher um dos seguintes efeitos: realizar uma pirueta usando a manobra [reta 2] ou realizar um impulso usando a manobra [reta 2].
  • Notas: Descamuflar não é uma ação, nem uma manobra, e uma nave pode descamuflar enquanto possui fichas de estresse. Uma nave não pode descamuflar se isso fizer com que sua base sobreponha-se a outra nave ou ficha de obstáculo, ou que o gabarito de manobra sobreponha-se a uma ficha de obstáculo. Após todas as descamuflagens serem resolvidas, a fase de Ativação continua normalmente.

Passar

Uma nave pode passar, optando por não realizar nenhuma ação.

Outras Ações

Algumas habilidades de carta incluem o cabeçalho “Ação:”. Uma nave pode resolver esta habilidade durante o passo “Realizar Ação”. Isto conta como a ação daquela nave para a rodada. Habilidades de carta sem o cabeçalho “Ação:” podem ser resolvidas quando especificado na carta e não contam como a ação da nave.

Além disso, alguns efeitos permitem que naves efetuem ações adicionais durante a rodada de jogo. O tipo mais comum são as chamadas "ações gratuitas". É importante notar que uma nave nunca pode realizar a mesma ação mais de uma vez durante uma única rodada (nem mesmo quando a ação é uma “ação gratuita”).

FAQ

  • Alguns efeitos podem impedir que uma nave realize ações no passo "Realizar Ação", ou enquanto tal efeito estiver ativo, como:
    1. Estresse: Enquanto uma nave possui ao menos uma ficha de estresse, ela não pode executar manobras vermelhas ou realizar quaisquer ações (nem mesmo ações gratuitas).
    2. Colisões: Se uma nave executa uma manobra que faria com que a posição final de sua base se sobrepusesse fisicamente à base de outra nave (mesmo parcialmente), ela pula o passo "Realizar Ação".
    3. Obstáculos: Quando uma nave executa uma manobra na qual o gabarito de manobra ou a base da nave sobrepõe fisicamente uma ficha de obstáculo, ela pula o passo "Realizar Ação".
  • Uma nave não pode realizar a mesma ação mais de uma vez durante uma rodada, mesmo que uma ou mais dessas ações sejam gratuitas. Mesmo que uma nave possua mais de uma cópia de uma mesma carta de Dano ou Melhoria, ela ainda não pode realizar a ação descrita nestas cartas mais de uma vez por rodada.
  • Se a habilidade de uma carta ou de uma missão permite que uma nave tenha uma ação gratuita, esta nave pode realizar a ação mesmo que o ícone não esteja listado em sua barra de ações.
  • Uma nave pode escolher não realizar uma ação durante o passo "Realizar Ação" ou quando receber uma ação gratuita.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória